terça-feira, 14 de maio de 2013

"Por desejar pouco, o homem pobre se faz rico." (Demócrito)

Uma das coisas mais inteligentes que eu escutei nesse ultimos dias, foi quando na segunda feira dia 13 de maio de 2013, meu professor de ensino religioso mensionou para meus colegas e eu a doutrina Budista, onde:
1) A vida é sofrimento
2) existe uma causa para o sofrimento: o desejo
3)existe um meio para tirar o sofrimento: suprimir o desejo

Existe uma outra doutrina que se basea no caminho óctopo, mais eu quero que vocês reflitam um pouco sobre as três primeiras. Não sei quanto os outros alunos que estavam presentes naquela sala, mais essas três ficaram rodando pela minha cabeça até essa manhã. Porque será que desejamos tanto as coisas? Será que é realmente nescessário? Será que o que Deus nos dá já não é bom o suficiente?
Por favor não pensem que eu quero ou que eu desejo que vocês se tornem pessoas sem ambição. De forma alguma. Eu também quero coisas na vida e da vida. Mais isso não sai da minha cabeça.

Eu descobri de uma maneira muito triste que nem tudo que a gente quer a gente pode ter, mais por vaidade a gente continua tentando e tentando e vai cada vez mais se machucando e não quer parar enquanto não tiver o que quer. Por que isso?

Um exemplo do que eu estou falando é o meu tio Sidney, que morreu a uns dois anos atrás. Como aquele homem trabalhava, não parava um so minuto. A vida dele era trabalhar, pra dar uma vida melhor pros filhos pra esposa e pra ele mesmo. E ele não estava errado não, não é errado você querer o melhor pros outros e batalhar por isso. Mais ai ele morreu, e numa conversa com a minha prima ela me disse:

"-Lorenna, eu sempre briguei com o meu pai porque ele não me dava atenção e hoje eu sinto uma falta enorme dele."

Entenderam o que eu quis dizer com isso? O desejo de sempre ter algo a mais de sempre querer fazer mais pode as vezes tirar de você um simples momento com seu filho ou seu pai , e dizer pra ele o quanto você o ama. No ultimo domingo dia das mães estavam todas as minha tias, minha mãe e minha avó chorando, porque a nossa familia está passando por uma fase muito triste. A minha tia mais séria aquela que nunca te dá um sorriso( dá as vezes) está com depressão por causa de um desintendimento com a filha, e isso é muito triste, porque o desejo dela de sempre querer mais e não dar valor para o que a mãe lhe dá causou essa confusão enorme. É muito triste.

O desejo não é a fonte de todos os problemas da humanidade, de forma alguma. Mais porque será que a vaidade e o desejo juntos sempre causam problemas enormes.
Eu sempre quis mais do que eu podia, e ainda quero, só que hoje, depois de ler isso tudo que eu acabei de escrever eu posso falar que eu vou continuar lutando pra ter algo melhor pra mim e pra minha familia, mais podem ter certeza eu vou parar nem que sejá um segundo no meu dia e dizer:

- Mamãe, Papai eu já disse hoje o quanto eu os amo?

Era só isso!

Por: Lorenna Lima


Nenhum comentário:

Postar um comentário